marcelo martins

O novo mandato que espera Jorge Pozzobom

18.386

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Reprodução (Facebook)

Não se trata de eleição, só para deixar claro aos desavisados ou àqueles que comentam sem ler o conteúdo. Falo do novo mandato que aguarda o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), ao fim da pandemia. Prioridades do passado, ainda que tenham relevância, já não importarão tanto. Restará ao tucano zelar e focar os esforços nas áreas da saúde e da economia.  

Leia mais colunas de Marcelo Martins

A primeira porque exigirá manter uma rede de retaguarda permanente de cuidados àqueles que porventura tenham sido acometidos pela Covid-19. A saúde do quinto maior município do RS não será mais vista como outrora. Esperamos que, ao fim de tudo, tenhamos um Hospital Regional operante e auxiliando quem necessita do SUS. 

Profissionais extenuados e sobrecarregados, da rede pública de saúde, terão sido testados ao limite e, mesmo assim, precisarão se manter trabalhando. Assim como tantos outros prestadores de serviços (da segurança pública ao recolhimento de lixo). A saúde mental precisará de atenção redobrada do poder público. Isso vale tanto aos servidores que terão atuado na pandemia quanto àqueles que venham a perder seus empregos e que passarão por dificuldades econômicas.

Prefeitura publica decreto com medidas restritivas para realização de feiras livres

E, por falar em economia, temos um combo de problemas. Postos de trabalho serão fechados, empresas e indústrias não resistirão e irão sucumbir frente ao sopro invisível do novo coronavírus que traz junto a sequela da recessão. Servidores do Executivo gaúcho, que já padecem com salários parcelados, serão levados a mais um ciclo do inferno de Dante que é na Terra.

PROJEÇÃO
Para evitar o pior, por aqui também, a prefeitura já começa a projetar o que será o saldo disso tudo para a maior economia do centro do RS. Estima-se que serão necessários, ao menos, três meses para dimensionar e dar a largada frente a uma economia combalida. Será, sem dúvida alguma, um período sabático a todos. Aquelas lojas que resistirem e que voltarem a abrir terão quadros reduzidos e estoques intactos, mas não haverá quem compre.

O receio de comprar será real, já que as prioridades mudam. O comércio de Santa Maria, carro-chefe da economia local, não será mais o mesmo. Exigirá uma reinvenção. Sacrifício e resiliência andarão juntos. A prioridade e desafio do governo municipal será manter os salários em dia dos servidores. Aliás, essa será a prioridade: pagar sem atraso os vencimentos dos funcionários.

Será, por tudo isso, um novo mandato em meio ao atual, que aguarda o prefeito Jorge Pozzobom. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bolsonaro: o antipresidente e, agora, o antibrasileiro Anterior

Bolsonaro: o antipresidente e, agora, o antibrasileiro

No combate ao coronavírus, Tecnoparque de Santa Maria produz máscaras Próximo

No combate ao coronavírus, Tecnoparque de Santa Maria produz máscaras

Marcelo Martins